sábado, 23 de outubro de 2010

E quando o demónio se transforma em anjo?

Hoje, mais um obstáculo. Chegados à fronteira da Mauritânia, em Diama, fomos impedidos de entrar no país devido a um erro com os vistos, tratados em Rabat. Fomos aconselhados a recorrer à Embaixada da Mauritânia em Dakar o que, tendo em conta que é sexta-feira, implica permanecermos no Senegal até segunda. 

Após o período de desespero, em que só pensávamos em chegar a casa, o guarda senegalês do posto fronteiriço do Senegal ofereceu a própria casa para ficarmos durante o fim de semana. O mesmo guarda que há uns dias atrás nos extorquiu dinheiro para podermos entrar no Senegal (apesar de sabermos que é o funcionamento normal das fronteiras por aqueles lados!).

Fomos muito bem acolhidos na casa deste Homem, que se tem revelado uma pessoa incrível. E no final de contas, ganhamos mais uma história para contar.

Até já!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Galomaro, uma visita ao quartel...

Infelizmente não conseguimos chegar a Dulombi devido ao péssimo estado da estrada, amanhã tentaremos de novo. 

Estamos em Galomaro, onde fomos muito bem recebidos pela população da aldeia. Tivemos a oportunidade de visitar o Quartel que, em tempos, foi ocupado por um Batalhão português. Apesar da destruição, ou desgaste, manteve-se intacta a Porta de Armas, bem como o mastro da bandeira. Fizemos questão de registar tudo em vídeo e fotografia.

Vamos pernoitar na casa do Regulo Brema Balde, o chefe da aldeia, filho de Kacer Balde, o chefe das milícias, no tempo Colonial.

Lá fora só existe a selva, o vento, a chuva e a trovoada. Cá dentro, o ambiente é acolhedor. Não podíamos pedir mais!

Missão: Dulombi!

Estamos a escassos momentos de concretizar o grande objectivo da nossa Missão: chegar a Dulombi, aldeia onde a C. Caç. 2700 esteve na Guerra do Ultramar, e proporcionar alguma felicidade aos seus habitantes!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Finalmente...Guiné!

Passados sete dias da partida de Vila do Conde, chegamos finalmente à Guiné.

O primeiro objectivo desta viagem foi cumprido: entregamos um medidor de tensão arterial no Hospital Central de Bissau.

Estamos instalados na Pensão Crioula, onde fomos muito bem recebidos e nos sentimos em casa. Parece que estamos na casa da nossa avó! No entanto, esta cidade parece uma sauna natural, já mudamos de roupa duas vezes!

Nos próximos dias vamos tentar absorver ao máximo as particularidades deste país e das suas gentes. Estamos cansados, passamos por muita coisa, boa e má, mas conseguimos alcançar o nosso destino! E como diz um acertado provérbio africano... 'não importa quão longa seja a noite, o dia virá certamente'


Até já!

domingo, 10 de outubro de 2010

Guiné aqui tão perto...

Os últimos dias não têm sido fáceis. 

A passagem por 'terra de ninguém', entre a fronteira de Marrocos e a da Mauritânia, mudou por completo o cenário da viagem que tínhamos até então. Uma 'passagem' pelo meio de campos minados, adornada por carros completamente destruídos e queimados. A entrada na Mauritânia foi tranquila.

Após uma noite de descanso em Nouadhibou, a viagem continuou, mas foi interrompida por um controlo policial que deu lugar a um acidente com o carro. Foram 6h de atraso para a reparação! Acabamos por passar a noite já perto de Rosso, de onde partimos de manhã rumo à barragem de Diama, local onde fizemos a travessia para o Senegal. A passagem nesta fronteira foi feita após muita negociação!

Neste momento já passamos St. Louis e vamos rumo a Kaolack. Os últimos dois dias foram muito duros, mas já falta pouco para chegarmos ao nosso destino!

Obrigado a todos pelo apoio que nos têm dado!


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tan Tan no horizonte...

Após passarmos grande parte do dia em Rabat a tratar dos vistos para a entrada na Mauritânia, seguimos viagem e estamos neste momento a algumas dezenas de quilómetros de Tan Tan.

As actualizações são difíceis mas, assim que possível, um relato mais alargado desta experiência será partilhado convosco.

Até já!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Ready, set...go!

Vila do Conde, 4 de Outubro de 2010 | Após ver e rever listas, após olhar para cada canto da casa para ver se falta alguma coisa e após as inevitáveis despedidas...eis que se inicia a tão aguardada viagem até solo guineense!

Neste momento já atravessamos Rabat e, em breve, uma descrição da primeira etapa da viagem será aqui publicada.

Até já!


sábado, 2 de outubro de 2010

Um dia em grande!

Hoje foi um dia importante para a preparação da viagem que se avizinha.

Logo pela manhã, o Cabeças, o Quinas e o Miguel iniciaram a recolha de bens no Set, na Praia de Azurara. Enquanto isso, nós íamos recebendo mais materiais de pessoas que se deslocaram de vários pontos da zona Norte para contribuir para esta causa. 

De tarde, a recolha continuou e foi tempo de começar a colocar as coisas no carro para percebermos se cabia tudo o que tínhamos recolhido até então, bem como os mantimentos necessários para a viagem. Alimentos, roupa, calçado, malas e mochilas, brinquedos, livros e outros materiais escolares. Depois de um verdadeiro jogo de tetris, conseguimos finalmente encaixar tudo no carro!

Vamos descansar. Amanhã a luta é outra!